Nosso Blog

Conheça a 1° cidade inteligente do Brasil

É  com muito orgulho que nós da N.S.A Incorporações estamos aqui para falar da certificação concedida à nossa cidade!

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sim, a partir de março de 2022, São José dos Campos passa a ser também conhecida como uma das mais novas “smart city” do mundo. Ela que já era considerada a “Capital do Vale do Paraíba” e “Cidade Tecnológica” pode agora colocar em seu currículo o título de “Primeira cidade Inteligente e Sustentável do Brasil”.

Essa certificação foi concedida à cidade por uma das mais respeitadas associações do país que é a ABNT, (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e teve como base três normas internacionais, as NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU.

Apenas outras 79 cidades no mundo possuem essa certificação. Na América do Sul por exemplo, além de São José dos Campos, apenas as capitais Bogotá na Colômbia, e Buenos Aires na Argentina estão na lista. Já na América Latina, duas cidades do México, Guadalajara e León, são consideradas cidades inteligentes. De acordo com o mapa da WCCD de cidades inteligentes, a maioria dos municípios se encontram no Canadá, Estados Unidos e na Europa.

São José foi avaliada através de um processo rigoroso, que considerou 276 indicadores contidos nas três normas, em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.

A certificação tem por objetivo não apenas destacar os fatores de aplicação tecnológica, mas também detectar as boas práticas de gestão que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

Cada uma das normas possui ênfase em tópicos essenciais para o bom funcionamento de um município.

A norma ISO 37120 refere-se à qualidade de vida e sustentabilidade, a ISO 37122, à tecnologia e outros indicadores para cidades inteligentes.

A normatização de Cidade Inteligente com base nos padrões ISO e com selo ABNT é inédita no Brasil. São José fez parte do projeto piloto e foi escolhida para iniciar o atual processo de aplicação da metodologia internacional da certificação.

Título merecido, afinal a cidade investe em sustentabilidade já faz algum tempo, e isso sem dúvidas ajudou na obtenção da certificação de cidade inteligente. 

Veja algumas ações tomadas pela administração pública:

  • Implantação de iluminação LED em 100% da cidade, investimento esse que se paga com a própria economia energética gerada;
  • Investimento para reduzir emissão de CO2 na frota de veículos. Hoje já conta com 100% da frota da Guarda Municipal equipada com carros elétricos;
  • Vias cobertas por informações de tráfego e alertas, caso dos semáforos inteligentes.
  • Instalação de cerca de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial;
  • Obras viárias como a Linha Verde e Via Cambuí conectadas ao anel viário da cidade;
  • Monitoramento por satélite de todo o território municipal;
  • Consulta de medicamentos on-line entre outras muitas outras ações.

Nós da N.S.A, que temos nossa sede em São José dos Campos, fazemos parte desse movimento histórico para a sustentabilidade no Brasil, por isso nos orgulhamos com essa certificação que amplia muito mais a nossa certeza de estarmos no caminho certo para o futuro.

Nossa contribuição para com a cidade está no “Eco Residencial Vita Nature”. Um empreendimento único, altamente eficiente, ambientalmente correto e socialmente responsável. O primeiro condomínio da região em processo para receber a certificação ambiental de edifícios “Referencial Condomínio” do GBC (Green Building Council Brasil).

Será mais um protagonista no desenvolvimento sustentável da cidade e com certeza fará parte dessa mudança que o Brasil e o mundo buscam.

Porque sustentabilidade não é modismo, é necessidade.

Parabéns São José dos Campos, nossa cidade melhor por natureza!

 

Texto de Wagner Risso Haroldo Mota.

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre as construções sustentáveis e todos seus benefícios ambientais, sociais e econômicos!

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin