Nosso Blog

Construção Sustentável

Nosso dia a dia está rodeado de serviços e produtos que se dizem sustentáveis. E quem já não leu ou ouviu a frase: “sustentabilidade é preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das futuras gerações”. Mas você sabe realmente o que é sustentabilidade?

Apesar de ser muito comentado ultimamente, o conceito de sustentabilidade começou a ser delineado lá na década de 60, quando a humanidade começou a perceber que os recursos naturais eram finitos e que a ação do homem era capaz de ocasionar expressivas alterações no meio ambiente.

O termo sustentável busca rever a relação do homem com o planeta, buscando-se o equilíbrio entre as esferas socioculturais, econômicas e ambientais. Mas o que a construção civil tem a ver com sustentabilidade? Bem, para começar, na esfera ambiental o setor da construção civil é uma das atividades que mais causam impactos negativos no meio ambiente, sendo, por exemplo, um dos grandes responsáveis pelo consumo de recursos naturais e pela geração de resíduos. Nas esferas socioculturais e econômica, pode-se dizer que a atividade é um dos principais difusores do trabalho no país segundo o Caged.

Em relação a uma construção convencional, uma construção sustentável reduz em média 80% a extração dos recursos naturais, 40% o consumo de energia elétrica, e 50% o consumo de água potável. Além disso, uma construção sustentável opta por materiais de baixo impacto ambiental e melhor durabilidade como:

  • Reuso ou reciclagem dos resíduos;
  • Melhoria da saúde humana dentro e fora dos edifícios;
  • Proteção e restauração dos ecossistemas;
  • Responsabilidade social dos colaboradores;
  • Acessibilidade universal;
  • Economia de matéria prima, água e energia;
  • Redução da emissão de poluentes;
  • Redução dos custos operacionais dos edifícios;
  • Utilização de energia renovável.

 

Texto de Thais Firmino Cerveira

Engenheira Ambiental e Consultora de Sustentabilidade

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre as construções sustentáveis e todos seus benefícios ambientais, sociais e econômicos!

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin