Nosso Blog

Energia Fotovoltaica

Não podemos falar de sustentabilidade sem falar de energia renovável.

’’Energia renovável é aquela que se utiliza de fontes naturais para sua geração, sem poluir o meio ambiente.’’ – GBC Brasil

Uma das fontes de energia renovável mais acessível e viável, levando em consideração as condições naturais brasileiras, é a energia fotovoltaica ou solar. Optar pela fonte solar fotovoltaica significa diversificar a matriz elétrica brasileira, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos, aliviar a conta de luz, garantir competitividade ao país e ainda ser mais sustentável para a sociedade e para o planeta.

Investir nesse tipo de energia é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil tendo em vista que nesse mercado foram criados mais de 450 mil empregos desde 2012, além de ter evitado a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil acabou de atingir um marco histórico superando os 16 gigawatts de potência instalada. Além disso em janeiro desse ano entrou em vigor a Lei nº 14.300/2022 que criou o marco legal da geração distribuída, fator que deve promover os investimentos nesse mercado. Essa legislação traz segurança jurídica para o produtor da própria energia e oferece condições mais vantajosas para quem aderir a esse modelo até janeiro de 2023.

A geração centralizada de energia solar (usinas de grande porte) gera eletricidade a preços até 10 VEZES MENORES do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos. Esses dois fatores ocasionam o aumento tarifário e quem banca é o consumidor.

Já a geração distribuída, aquela feita por consumidores em suas próprias casas, é capaz de reduzir em até 90% os gastos com energia elétrica, fazendo com que o investimento seja recuperado em aproximadamente 5 anos.

Atualmente ocupamos a 13ª posição no ranking mundial de energia solar, contudo autoridades desse setor acreditam que o Brasil tem tudo para alcançar a liderança global num curto período.

A construção civil é responsável por 50% do consumo de energia elétrica no Brasil. Na contramão do mercado tradicional, a N.S.A. incorporações atrelou seu crescimento à sustentabilidade.
É por isso que em todos os seus empreendimentos serão aplicadas soluções ecotecnológicas que promovem a geração de energia renovável e a conscientização sobre esse assunto.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin