Nosso Blog

Você conhece a compostagem?

A compostagem é um processo biológico de “reciclagem” do lixo orgânico, como restos de frutas e verduras. De forma simplificada, trata-se da degradação dos materiais orgânicos por fungos e bactérias, transformando-o em húmus, material responsável pela fertilização do solo.

Em termos de sustentabilidade ela é essencial para redução do volume de resíduos orgânicos gerados nas nossas casas, e consequentemente enviados para aterros e lixões da cidade. Além disso, a composteira produz adubos de altíssima qualidade para serem utilizados em hortas, floreitas e pomares.

A N.S.A. incorporações vê na compostagem o papel crucial de conectar o homem e natureza, além de infinitas oportunidades de educação e sensibilização ambiental. E é por isso que no Ecoresidencial Vita Nature ela ocorrerá de forma obrigatória, e será aberta a visitantes que quiserem conhecer o processo de perto.

E ela já começou:  antes de iniciarmos as obras, todos os galhos pequenos das árvores que tiveram que ser retiradas do local, foram triturados, formando trincheiras de material orgânico em decomposição, que usaremos para adubar as plantas à medida que o paisagismo do Vita Nature for sendo realizado. Já os galhos maiores não serão triturados, mas sim reaproveitados em forma de bolachas de madeira, mas este assunto trataremos em uma próxima oportunidade.

 

Texto de Thais Firmino Cerveira

Engenheira Ambiental e Consultora de Sustentabilidade

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin